terça-feira, 9 de outubro de 2012

Entrevista com José Cavaco

Nasceu há 30 anos, na cidade de Beja, José Cavaco!
Residente na sua infância no Bairro da Esperança, um dos mais problemáticos da cidade, José Cavaco conseguiu, apesar dos muitos obstáculos vingar na sua vida e hoje é o homem forte do CDR Cabeça Gorda. Apesar de ser um Bejense, chegou a freguesia da Cabeça Gorda, para representar o escalão de Juvenis do clube, e a partir daí é como se fosse um filho da terra … 

Blog – Sendo um bejense, chegou a cabeça gorda como jogador e hoje é um dos homens fortes do clube. Apesar de ter deixado de jogar devido a algumas lesões que o afetaram, sentem-se orgulhoso pela maneira como é recebido na Cabeça Gorda?

 – Sim, claro que me sinto e muito orgulhoso da maneira como me receberam na Cabeça Gorda.
Infelizmente, é verdade, tive que acabar muito cedo de jogar futebol porque ainda tinha muito para dar e ajudar o Ferróbico, mas como não o posso fazer dentro de campo tento fazer o meu melhor fora dele.
Se sou o homem forte ou não, não sei, só quero é que os sócios e simpatizantes se sintam felizes com o Ferróbico.
Blog – Como foi sair de um Bairro tão problemático como o seu, e jogar futebol numa terra com muita tradição no futebol e como avalia os seus primeiros tempos de “Ferrobico”?
– Problemático para quem o faz , pois eu sempre tentei enquanto lá morei mudar alguma coisa de errado que as pessoas pensavam que o bairro era, mas posso dizer que me orgulho e muito de ter lá vivido.
Foi muito gratificante ir jogar para um clube com tanta história e muita tradição, foi lá que aprendi muito e me tornei em grande parte aquilo que sou hoje.
Blog - Certamente, que ao chegar ao Cabeça Gorda, em termos de mentalidade muita coisa mudou em si, recordando esses tempos iniciais como jogador do “Ferrobico”, lembramo-nos que José Cavaco, tinha um temperamento complicado e isso foi-se alterando com o passar do tempo. Quais foram nessa alturas as pessoas que o ajudaram a mudar essa mentalidade?
– Sim admito que tinha um temperamento um pouco complicado, mas não monstruoso, que se alterou com a ajuda de vários simpatizantes, colegas e direção. Mas posso dizer que com algum esforço de amigos como o zé Ricardo e ele sabe perfeitamente o que sofreu para que eu pudesse ter mudado, o meu grande amigo e para mim um irmão Hélio Plácido e a paz de alma Rui Pepe, entre outras pessoas que me fizeram mudar aqui deixo o meu agradecimento a todos os meus colegas e amigos dos “Juvenis e Juniores” um Obrigado Pessoal. 

Blog – Deixou de jogar futebol ainda muito novo, devido às lesões que o afetaram, mas ainda assim continuou em Cabeça Gorda, onde é atualmente um dos homens fortes do clube, sendo muito acarinhado por todos. Num futuro próximo gostaria e sente que tem capacidade para assumir o Comando do Emblema?
– Sim, infelizmente as lesões afastaram-me definitivamente dos campos, mas a ambição e o gosto pelo futebol, e claro pelo ferrobico e a divida que tinha para com o clube manteve-me no ativo. Em relação ao assumir o comando do emblema, acho que está em boas mãos e recomenda – se, mas o dia de amanhã nunca se sabe…..
Blog – Diga-nos agora qual o principal motivo que leva um jovem sair de uma cidade onde existem 3 clubes, também eles com o seu historial, e viajar até Cabeça Gorda?
– Eu jogava no bairro da conceição um dos clubes de Beja, mas devido ao mesmo não ter feito o escalão “juvenil” onde eu iria jogar, o Grande Mareco, Presidente, treinador e amigo, esse grande homem a quem agradeço do fundo do coração por me ter levado para o meu Ferróbico.
Blog – Muito recentemente, o “Ferrobico” criou uma formação de Juniores, pois com os novos regulamentos o emblema viu-se obrigado a criar uma equipa de formação. Pensa que o futuro do futebol sénior de todos os clubes, passa pelos escalões de formação? Quais as ambições desta formação numa temporada de estreia?
– Sim, com os novos regulamentos fomos obrigados a fazer formação e como tal escolhemos o escalão de Juniores. Claro que o futuro do futebol sénior passa por a formação, se o Ferróbico tivesse mais condições não era só um escalão que fazia mas sim mais escalões.
Quando ás ambições é que os miúdos aprendam cada vez mais, cresçam a nível profissional e acima de tudo que sejam unidos e amigos.
Blog – Falando ainda no lado interno do clube, o blogue sabe que esta direção quando tomou posse, pegou no clube com algumas dívidas, dividas essas que José Cavaco e a restante direção conseguiram liquidar, onde os patrocínios, festas entre outras atividades chegaram para saldar essas dívidas. O “Ferrobico” adquiriu ainda mais uma Carrinha e o clube não tem dívidas … Neste momento é um homem orgulhoso de todo o seus esforço, e vendo o seu passado é gratificante tudo isto?
– Sim podemos dizer que já saldamos a divida que vinha de alguns anos e também compramos uma carrinha porque o clube já há muito que vinha a precisar de uma carrinha em condições.
Sim, orgulho-me por estar a ajudar um clube que fez muito por mim e ainda espero ajudar ainda muito mais.
Blog – Fazendo uma vista sobre o plantel sénior que conseguiu subir esta temporada a 1ª Divisão Distrital, quais são as verdadeiras aspirações do clube e quais os objetivos de futuro que tem para com  o clube?

- Sobre o plantel sénior posso vos dizer que não podíamos ter escolhido melhores jogadores, sim porque são esses jogadores que nos dão confiança. E já agora aproveito para lhes agradecer e muito por terem escolhido suar a camisola do Ferróbico, e também aproveito para dizer que esses mesmos jogadores estão a jogar com amor á camisola.
As aspirações e objetivos do clube para o futuro são tentar manter o futebol sénior sempre na 1ª divisão e fazer boas formações.
Blog – Para concluir, pedíamos agora que deixa-se uma mensagem a todos os leitores!

- A mensagem que deixo ás pessoas que gostam de nós é que nos apóiem sempre, porque sem vocês o Ferróbico não é Ferróbico….Carreggggaaaaa

Um comentário:

  1. Fazer um amigo é muito fácil...manter uma amizade é mais complicado.
    Há alguns anos atrás quando chegas-te à cabeça gorda tives-te vários amigos para te receber, hoje continuas a ter os mesmos amigos sempre que precisares.
    tenho orgulho em ti Zé.
    Por vezes tentas pôr uma máscara de "mau", mas não consegues porque és muito boa pessoa.
    Um grande abraço amigo
    Z.R.

    ResponderExcluir